O I Encontro dos profissionais da educação de Itabira reuniu professores, coordenadores de área e especialistas, dia 22 de março. Juntos, tiveram oportunidade de trocar experiências e pensar nas propostas didáticas a serem desenvolvidas durante o ano letivo, bem como formas de fazer o ensino acontecer em rede nas escolas municipais. O evento também propiciou momento de reflexão sobre a prática pedagógica e, cientes de que a tarefa de desenvolver as habilidades de leitura é de todas as áreas do conhecimento, durante o encontro os professores produziram sequências didáticas sobre esse tema. Veja as fotos e aproveite as sugestões trabalho para Arte, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Ciências!
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
LEITURA A EM ARTE
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1
Autores:
Dinalva das Graças Z. F. Silva, Mari-Stela Lucimar S. Câmara e Souza, Sandra
Beatriz Duarte de Freitas, Marinete Nunes, Luis Francis Costa C. Loureiro
ESTRUTURA
CURRICULAR
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II – 6º ao 9º ano
|
Arte
|
Gênero
textual: imagens e objetos artísticos
|
1 –
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Analisar e
criticar obras de arte (sensibilização estética, música, teatro, artes
visuais, dança, artes
plásticas).
2 – DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
- Quatro
aulas por modalidade
3 – RECURSOS
- Datashow,
livros, prancha, filmes, micro system, DVD, réplicas de obras de arte,
recortes, visitas guiadas
4 – ESTRATÉGIAS
a) Atividade 1 - Apresentação da
proposta aos alunos
- Promover
uma leitura dele próprio, do outro e do ambiente que o rodeia, para depois
apresentar o trabalho de imagem e artes.
b)
Conhecimentos
prévios explorados
- Conhecimento
ambiental, de si, do local em que vive.
c) Atividade 2 – Desenvolvimento
- Apresente
imagens diversificadas aos alunos (Artes visuais), obra de arte
- Questione a
respeito da obra
- Contextualize
o tempo histórico da obra
- Pesquise
sobre o contexto histórico no qual a obra e o artista estão inseridos
5 – Atividade 3 - Avaliação
- Avaliação
processual: avaliar se no final do processo o aluno conseguiu apreciar os vários trabalhos e
objetos de arte por meio das Próprias emoções, reflexões e conhecimentos e sensações a respeito da obra em
análise.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1
Autores: Fernanda
Santos, Maria Aparecida O. Silva Ribeiro, Karina Gomes Martins, Marise Muzzi,
Alessandra
ESTRUTURA
CURRICULAR
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II – 7º ano
|
Língua
Portuguesa
|
Gênero
textual: mito
|
1 –
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Reconhecer
o gênero de um texto a partir de seu contexto de produção, circulação e
recepção.
- Reconhecer
o objetivo comunicativo (finalidade ou função sociocomunicativa) de um
texto ou gênero textual.
- Selecionar
informações para a produção de um texto, considerando especificações (de
gênero, suporte, destinatário, objetivo da interação) previamente
estabelecidas.
2 – DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
- Cinco aulas.
3 – RECURSOS
- Livro
didático e literário
4 – ESTRATÉGIAS
a)
Atividade 1 - Apresentação da proposta aos alunos
- Perguntar
aos alunos o que sabem sobre o assunto, que personagens mitológicos
conhecem.
- Apresentar
imagens dos deuses do Olimpo, narrando as histórias de alguns.
b)
Conhecimentos
prévios explorados
- Conhecimento
dos personagens e histórias mitológicos.
c) – Atividade 2 - Desenvolvimento
- Selecione
livros de mitologia na biblioteca da escola.
- Pesquise imagens
de personagens mitológicos.
- Pergunte
aos alunos o que conhecem sobre mitologia.
- Apresente
os livros e as imagens selecionadas.
- Comente,
resumidamente, a história de alguns
mitos.
- Leia o
quadro resumo presente no livro didático.
- Faça uma
leitura compartilhada do mito “Prometeu”.
- Explore as
características do gênero e tipo textual.
- Interprete
o texto por escrito.
c)
Avaliação
- Discuta, em classe, o que o mito
“Prometeu” leva-nos a pensar em relação à desobediência, ao poder, à realização
de sonhos, à coragem, à apropriação do conhecimento para exercer o poder.
- Reflita com
os alunos: como a leitura do mito pode colaborar para a reflexão sobre as
atitudes dos homens?
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2
Autores: Sandra
Filgueira de Almeida, Rosângela Aparecida de Cássia Reis Carlota, Elaine Sueli
Barros Alves, Maria Edna d. Bragrança
ESTRUTURA
CURRICULAR
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II –
8º ano
|
Língua
Portuguesa
|
Gênero
textual: Contos de terror e enigma
|
1 –
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Reconhecer a estrutura de uma
narrativa
- Conhecer as características
dos gêneros contos de enigma e de terror
2 – DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
- Quinze aulas
3 – RECURSOS
- Livros, filmes, aparelho de
DVD, texto xerocopiado
4 – ESTRATÉGIAS
a) Atividade 1 - Apresentação da
proposta aos alunos
- Por meio de músicas do gênero
e trechos editados de filmes de terror e enigma
b)
Conhecimentos
prévios explorados
- Estrutura do conto e diferenças
entre terror e enigma
c) Atividade 2 - Desenvolvimento
- Ler,
comentando e explorando a imagem de abertura.
- Levar o
aluno a perceber o ambiente de um conto de terror e mistério.
- Apresentar
aos alunos a biografia do autor.
- Ouvir as
histórias que os alunos têm a contar sobre filmes a que já assistiram
percebendo o interesse do aluno pelo assunto.
- Interpretar
as questões do texto, discutindo e contextualizando as respostas.
d) Avaliação
- Produzir textos por meio das
palavras-chave referentes aos contos de terror e de enigma.
- Corrigir as produções com os
alunos em sala
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 3
Autores: Sandra
Filgueira de Almeida, Rosângela Aparecida de Cássia Reis Carlota, Elaine Sueli
Barros Alves, Maria Edna d. Bragança
ESTRUTURA
CURRICULAR
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II –
8º ano
|
Língua
Portuguesa
|
Gênero
textual: Contos de terror e enigma
|
1 –
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Reconhecer a estrutura de uma
narrativa
- Conhecer as características
dos gêneros contos de enigma e de terror
2 – DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
- Quinze aulas
3 – RECURSOS
- Livros, filmes, aparelho de
DVD, texto xerocopiado
4 – ESTRATÉGIAS
a) Atividade 1 - Apresentação da
proposta aos alunos
- Por meio de músicas do gênero
e trechos editados de filmes de terror e enigma
b)
Conhecimentos
prévios explorados
- Estrutura do conto e diferenças
entre terror e enigma
c) Atividade 2 - Desenvolvimento
- Ler,
comentando e explorando a imagem de abertura.
- Levar o aluno
a perceber o ambiente de um conto de terror e mistério.
- Apresentar
aos alunos a biografia do autor.
- Ouvir as
histórias que os alunos têm a contar sobre filmes a que já assistiram
percebendo o interesse do aluno pelo assunto.
- Interpretar
as questões do texto, discutindo e contextualizando as respostas.
e) Avaliação
- Produzir textos por meio das
palavras-chave referentes aos contos de terror e de enigma.
- Corrigir as produções com os
alunos em sala
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 4
Autores: Júlio Couto,
Fernando Carlos, Josiane, Elisabeth Silva, Fátima A. Abreu, Vandécia e
Gracielle
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II – 9º ano
|
Língua
Portuguesa
|
1 –
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
- Identificar as características
principais do conto social e do conto de amor.
- Distinguir denúncia e
exposição de sentimentos na ficção.
- Perceber as estratégias de
sedução do leitor pela linguagem: tema, personagens, modos de dizer e de construir
a trama literária (elementos do conto de amor);
- Reconhecer, em um texto,
estratégias e/ou marcas explícitas de intertextualidade com outros textos,
discursos, produtos
culturais ou linguagens e seus efeitos de sentido.
- Comparar entre o conto social
e o de amor.
2 – DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
- Quinze aulas.
3 – RECURSOS
Livro
didático (Para viver juntos: português, 9º ano) e textos pesquisados pelos
alunos.
4 – ESTRATÉGIAS
a) Atividade 1 - Apresentação da
proposta aos alunos
- Conversar com os alunos e breve explanação sobre os gêneros de amor e social e indicação sobre os pontos que merecem maior atenção.
b) Conhecimentos prévios dos
alunos
- Os alunos devem conhecer histórias de amor como a de Rapunzel e terem informações de fatos da história do Brasil na época do presidente Getúlio Vargas.
c) Atividade 2 - Desenvolvimento
- Tendo sido solicitada
previamente pesquisa sobre histórias de amor, como a de Rapunzel, e sobre a história do Brasil
no período do presidente Getúlio
Vargas, promova uma roda de conversa com os
alunos em que todos possam (em dois momentos distintos) expor o que
aprenderam sobre os tópicos pesquisados.
- Proponha a
leitura silenciosa do conto “Com certeza tem amor” de Marina Colasanti.
- Desenvolva
a atividade de leitura compartilhada, seguida de comentário.
- Peça aos
alunos que registrem as características do conto de amor.
- Proponha
aos alunos o desenvolvimento das atividades do livro didático sobre o
conto.
- Proponha a
leitura silenciosa do conto “Trabalhadores do Brasil”, de Wander Piroli, e
repita a sequência desenvolvida para o conto “Com certeza tem amor”.
- Solicite
aos alunos que façam um levantamento dos pontos comuns e diferentes entre
o conto de amor e o conto social.
- Oriente uma
conversa entre os alunos quando será feito um consolidado da comparação
entre contos social e de amor. Ouça suas considerações e anote no quadro
as mais relevantes. A partir das anotações feitas, sistematize com os
alunos as características do gênero conto.
- Em seguida, peça que eles, em
duplas, planejem a escrita de um conto, fazendo um roteiro com as
seguintes questões:
1.
Qual será
a situação inicial da narrativa?
2.
Quais
serão os personagens?
3.
Que
acontecimento acarretará mudanças na situação inicial do texto?
4.
Em que
tempo e em que lugar a história acontecerá.
5.
O
narrador será observador ou personagem?
- Feito o
roteiro, as duplas poderão partir para a elaboração do texto.
- Recolha os
textos, leia-os e aponte as inadequações existentes, para que os alunos
façam a reescrita.
5 – Atividade 3 - Avaliação
- Avalie a participação dos alunos durante o processo. Observe se desenvolveram habilidades de leitura, interpretação e produção textual.
- Avalie as características do conto nas produções dos alunos.
LEITURA EM CIÊNCIAS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1
Autores: Patrícia
Vilar; Lílian Alvarenga; Mônica Penna; Taciana dos Reis; Núbia Oliveira.
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II – 6º ano
|
Ciências
|
1 – COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
-
Leitura e interpretação de textos informativos e
científicos sobre a água.
-
A importância da água de qualidade para os seres
vivos.
-
Sensibilização em relação a economia da água e a
situação da disponibilidade de água doce no planeta.
2
– DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
-
11 aulas.
3
– RECURSOS
-
Textos xerografados.
-
Revistas.
-
Internet.
-
Contas de água (SAAE).
-
Filme: “Águas do espinhaço”
-
Aulas práticas (laboratório)
-
Trabalho de campo “Visita a ETA”
-
Livro didático: “Ciências Naturais – 6º ano –
Eduardo Leite Canto”
4
– ESTRATÉGIAS
a)
Como a proposta será apresentada aos alunos?
-
É necessário introduzir o assunto de forma a
despertar o interesse dos alunos, trabalhando com imagens que retratam a abundância
e a falta de água no planeta (data show, vídeo, manchetes de jornal).
b)
Quais conhecimentos prévios dos alunos serão
explorados?
-
De onde vem a água usada em sua casa?
-
Qual é a qualidade da água?
-
Se há preocupação em relação a economia de água.
-
Conhecimento de doenças relacionadas a água.
c)
Quais serão os passos seguintes destas
atividades? (Sugestão: redija cada passo iniciando com um verbo no imperativo)
-
Leia um texto informativo sobre “Água” e
responda a questões referentes a esse texto;
-
Aula teórica de acordo com o livro didático.
Observe seu livro didático – Uso da água (pags. 95 a 97);
-
Aula prática: “Medida de consumo de água”;
-
Trabalho com uma música com o tema “Água” (leia
e interprete). Construa uma música sobre a água, em grupo, utilizando o ritmo
que mais goste (trabalho em casa);
-
Aula teórica de acordo com o livro didático.
Observe seu livro didático – captação, tratamento e distribuição da água (pags.
98 a 103);
-
Trabalho de campo – “Visita a estação de
tratamento de água”. Relatório escrito. OBS: depende de transporte;
-
Analise a conta de água de sua residência
(trabalho interdisciplinar com matemática). Leia a página 105 do livro – “Evite
desperdícios”;
-
Assista ao vídeo “Águas do espinhaço” e responda
as questões propostas;
-
Aula prática: Apresentação das músicas, sobre o
tema água, construídas pelo grupo.
5
– Atividade 3 - Avaliação
-
Aspectos qualitativos – participação e interesse
dos alunos durante as aulas.
-
Aspectos quantitativos – resolução das questões
propostas, relatório de aulas práticas e visita de campo, apresentação do grupo
(música).
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 2
Autores: Ana
Paula, Áurea, Claudia, Lilian e Geralda.
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II – 7º ano
|
Ciências
|
Ambiente
e vida:
Diversidade da vida nos ambientes
|
1 – COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
-
Interpretar informações de diferentes fontes
sobre transformações nos ambientes provocados pela ação humana e o risco de
extinção de espécies.
-
Respeitar e cuidar do meio ambiente com visão de
sustentabilidade.
-
Aproximar os alunos do impacto ambiental
presente em sua região.
-
Desenvolver a habilidade de leitura e pesquisa
(diferentes fontes e gêneros).
-
Observar as transformações ocorridas no ambiente
pela ação humana.
-
Assimilar conceitos como: degradação,
ecossistema, espécie, extinção de espécies.
-
Aprimorar leitura e interpretação.
2
– DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
-
10 aulas.
3
– RECURSOS
-
Data
show; Jornais; Revistas; Livro didático; DVD; Máquina fotográfica; Confecção de
mural; Internet.
4
– ESTRATÉGIAS
a)
Como a proposta será apresentada aos alunos?
-
Vídeo mostrando fotos do antes e depois de áreas
degradadas, inclusive a situação local (Itabira) e relação com a
biodiversidade.
b)
Quais conhecimentos prévios dos alunos serão
explorados?
-
Discussão
sobre o vídeo (avaliação diagnóstica) e a partir daí montar aula expositiva
dando ênfase em conceitos (espécie, biodiversidade, extinção) e exploração do
livro didático.
c)
Quais serão os passos seguintes destas atividades?
(Sugestão: redija cada passo iniciando com um verbo no imperativo)
-
Pesquise
o assunto abordado;
-
Traga uma
reportagem que ilustre um impacto ambiental e socialize as reportagens.
-
Monte uma
hemeroteca com os materiais solicitados (reportagens).
-
Tire
fotos de ambientes impactados.
-
Monte uma
exposição para conscientizar os demais alunos da escola.
-
Mostre
novamente os slides da primeira aula.
5
– Atividade 3 - Avaliação
- A
avaliação será feita durante toda etapa da sequência didática (qualitativas) e
nas avaliações intermediárias e final (quantitativo).
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 3
Autores: Anna
Maria Machado; Ester Maria de Azevedo; Ivanete dos Santos Gomes; Lindamar de
Oliveira Cruz; Raquel Iris Mateus e Silveira; Vera Lúcia Ferreira Soares.
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II – 8º ano
|
Ciências
|
Alimentação:
“Nós somos o que comemos”
|
1 – COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
-
Valorizar a alimentação variada e adequada para
a manutenção da saúde.
-
Ter auto cuidado em sua alimentação, procurando
obter uma postura crítica diante de propagandas sobre produtos alimentícios.
-
Evitar desenvolver doenças causadas pela má
alimentação.
2
– DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
-
07 aulas.
3 –
RECURSOS
-
Textos xerografados.
-
Revistas.
-
Cartazes.
-
Produtos do lanche.
-
Filme: “Super Size”
-
Filme: “Saúde a mesa”
-
Livro didático: “Ciências Naturais – 8º ano –
Eduardo Leite Canto”
4
– ESTRATÉGIAS
a)
Como a proposta será apresentada aos alunos?
-
Introduzir uma charge “Tirinha Garfield” (pag.
121 do livro didático) sobre os tipos de alimentação. A partir daí fazer uma
observação e discussão sobre os hábitos alimentares, confeccionando “pirâmides
alimentares”, cartazes, produção de textos, etc.
b)
Quais conhecimentos prévios dos alunos serão
explorados?
-
Levantar dados / informações sobre a rotina dos
mesmos em seu dia-a-dia e registrar.
c)
Quais serão os passos seguintes destas
atividades? (Sugestão: redija cada passo iniciando com um verbo no imperativo)
-
Montar um cardápio das últimas refeições do dia
anterior (café da manhã, almoço, lanche, jantar) e classificar os grupos de
nutrientes de cada refeição.
-
Preparar um lanche coletivo, analisando os
nutrientes do mesmo (Sugestão: salada de frutas).
5
– Atividade 3 - Avaliação
-
Avaliação contínua dos conhecimentos dos alunos
durante a sequência das aulas e ao final, durante o lanche coletivo.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA 4
Autores: Hélio,
Raquel, Márcia, Deyse.
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental
II – 9º ano
|
Ciências
|
Eletricidade
|
1 – COMPETÊNCIAS/HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
-
Conhecer os mitos e verdades sobre as descargas
elétricas (atmosféricas) e outras habilidades; 2.4, 2.5, 3.10.
2
– DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
-
05 aulas.
3
– RECURSOS
-
Texto da revista Veja: “Fulminados à 3000º” –
Janeiro de 2013.
-
Data show: apresentação de tabela e mapa /
Vídeo: “País dos Raios” – Série do Fantástico.
-
Laboratório de Ciências (prática sobre
eletrização).
4
– ESTRATÉGIAS
a)
Como a proposta será apresentada aos alunos?
-
Através da leitura e interpretação do texto
(tabela e mapa), aula prática e vídeo sobre o assunto.
b)
Quais conhecimentos prévios dos alunos serão
explorados?
-
Verificar o que os alunos sabem sobre descargas
elétricas atmosféricas.
-
Como se protegem destas descargas elétricas.
-
Uso de aparelhos elétricos.
c) Quais serão os passos seguintes destas
atividades? (Sugestão: redija cada passo iniciando com um verbo no imperativo)
- Conversa sobre o conhecimento prévio (descargas
elétricas; proteção contra descargas elétricas, etc.). Leitura do texto:
“Fulminados a 3000º” e resolução de questionário.
-
Introdução de conceitos básicos sobre
eletricidade e discussão sobre o texto.
-
Análise e interpretação do mapa e da tabela do
texto da Veja. Correção do questionário.
-
Aula prática sobre eletrização.
-
Vídeo: “País dos raios” (Mitos e verdades).
5
– Atividade 3 - Avaliação
-
Processual;
-
Na correção das questões;
-
Participação oral;
-
Relatório da aula prática
LEITURA EM LÍNGUA INGLESA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 1
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental II – 9º ano
|
Língua Inglesa
|
Gênero textual: convite de
formatura
|
Autores: Carmem
das Graças Ribeiro - E. M. José Gomes Vieira; Iris Coelho Magalhães - E. M.
José Gomes Vieira / E. M. Antonio Camilo Alvim; e Laura Souza - E. M. Antonio
Camilo Alvim
1-
O que
os alunos aprenderão durantes estas atividades?
Ø
Vocabulário;
Ø
Passar informações de hora e data;
Ø
Local: mapa de direções, noções de lateralidade,
tipo de linguagem adequada.
2- Quantas aulas serão utilizadas para estas atividades?
Ø
3 a 4 aulas.
3- Quais recursos serão utilizados para desenvolver estas atividades?
Ø
Quadro, giz, folhas xerografadas com modelos de
convites, papel cartão ou cartolina, lápis de cor, giz de cera canetinhas,
dicionário.
4- Os passos destas atividades:
a)
Como a
proposta será apresentada aos alunos?
Ø
Fazer ligação da atividade com a formatura dos
alunos, ressaltando que o convite confeccionado durante a atividade
pode ser usado como convite da formatura deles.
b) Quais conhecimentos prévios dos alunos serão explorados?
Ø
Conhecimento sobre tipo de convites;
Ø
Conhecimentos sobre linguagem formal e informal,
Ø
Vocabulário;
Ø
Tempos
verbais.
c) Quais serão os passos seguintes destas atividades? (Sugestão: redija cada passo iniciando com um verbo no imperativo)
Ø
Pesquise e traga modelos de convites para a
próxima aula;
Ø
Analise os diversos modelos de convite e aponte
as características de cada tipo;
Ø
Localize informação específica (scanning) de acordo
com os objetivos de leitura;
Ø
Identifique informação relevante a ser utilizada
para confecção de convites e mapas;
Ø
Identifique alguns tipos textuais (injunções,
descrições) com base em suas características lexicais e sintáticas;
Ø
Produza um convite de formatura;
Ø
Faça uso de recursos coesivos gramaticais e
lexicais como pronomes, conjunções, hiperônimos, sinônimos, etc.
5-
Como
será feita a avaliação das atividades?
Ø
Avaliação oral da atividade;
Ø
Comparação entre os convites apresentados;
Ø
Análise do que foi apreendido durante a
realização da atividade.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA 2
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade
/ Nível de Ensino
|
Componente
Curricular
|
Tema
|
Ensino Fundamental II – 6º ano
|
Língua Inglesa
|
Gênero textual: tirinhas
|
Autores: Flávio Rodrigues - E. M Profª. Marina Bragança de Mendonça;
Sonia Vaz – Colégio M. Profª Didi Andrade; Paulo Magalhães - Colégio M. Profª
Didi Andrade
1-
O que
os alunos aprenderão durantes estas atividades?
Ø
Usar o imperativo nas formas afirmativas e
negativas
2- Quantas aulas serão utilizadas para estas atividades?
Ø
4 aulas.
3- Quais recursos serão utilizados para desenvolver estas atividades?
Ø
Quadro, giz, folhas xerografadas, revistas em
quadrinhos, flashcards, filmes.
4- Os passos destas atividades:
a) Como
a proposta será apresentada aos alunos?
b) Quais
conhecimentos prévios dos alunos serão explorados?
c) Quais
serão os passos seguintes destas atividades?
Ø 1º passo:
·
Warm up
·
Sondar o conhecimento prévio a respeito do
gênero que será abordado (tirinhas).
·
Perguntar qual revistinha eles gostam, se leem,
quando, onde leem e por que buscam este tipo de leitura.
Ø 2º passo:
·
Dividir a turma em grupos formados por 4 ou 5
componentes, usando cartões coloridos para a seleção dos grupos.
·
Entregar aos grupos, as revistas.
·
Orientar os alunos para a leitura, pedindo que
observem os quadrinhos e levantem hipóteses sobre os personagens.
·
Pedir aos alunos que comentem sobre os
personagens, caracterizando-os.
·
Explicar o uso das figuras de linguagem e dos
recursos gráficos.
Ø 3º passo:
·
Entregar aos alunos, as tirinhas em Inglês.
·
Usar linguagem não verbal para compreensão do
texto.
·
Ler o texto para os alunos.
·
Explicar o vocabulário.
·
Dramatizar
5-
Como
será feita a avaliação das atividades?
Ø
Feedback dado pelos alunos e professor.
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