segunda-feira, 23 de julho de 2012

PROJOVEM URBANO


Aula Inaugural do Projovem Urbano

No dia 19 de julho de 2012, aconteceu, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, a Aula Inauguração do Projovem Urbano. Na ocasião estavam presentes o prefeito João Izael Querino Coelho, a Secretaria Municipal de Educação Socorro Cabral, os coordenadores Rachel Roldi e Paulo Assueiro, Diretores, Professores, Pais e Alunos. A Aula Inaugural foi uma oportunidade para que os presentes pudessem desfrutar de uma rica programação cultural e educativa.
No primeiro momento, os alunos das Escolas Municipais ‒ contempladas com o Projovem Urbano ‒ Cornélio Pena e Nico Andrade apresentaram três números musicais.
Em seguida, o prefeito João Izael  dedicou um momento destinado a perguntas e respostas e vários alunos participaram, fazendo perguntas ao prefeito de Itabira.
Já, no terceiro momento, foi aberto o Papo Livre "Superação", com o pianista Marcelo Bratke. Os alunos também participaram ativamente. No bate-papo o pianista tocou musicas de Vilas Lobo e Tom Jobim, interagindo com a plateia.
Por último, foi apresentado o show musical "Tom Jobim Plural", com Marcelo Bratke e Camerata Brasil (Orquestra de Câmara) que teve como filme/cenário o trabalho da artista plástica Mariannita Luzzati, produzido através de imagens em movimento, coletadas em diversas regiões do país, com foco na natureza.
O que é o Projovem Urbano?
Segundo Rachel Roldi, Coordenadora Geral do Projovem Urbano em Itabira, "O Programa Nacional de Inclusão de Jovens" vem atender jovens de 18 a 29 anos, que saibam ler e escrever e que não tenham concluído o Ensino Fundamental, tendo como objetivo a elevação da escolaridade e visando à conclusão do Ensino Fundamental, à Iniciação em Qualificação Profissional e ao desenvolvimento de Ações Comunitárias com exercício da Cidadania, na forma de curso, conforme previsto no art. 81 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
A partir de 2012, o Projovem Urbano passa a ser coordenado nacionalmente pelo Ministério da Educação, ganhando força como política pública da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ao ter sua gestão diretamente vinculada ao Ministério de Educação e às Secretarias Estaduais e/ou Municipais de Educação, em âmbito local.
O Programa é mais uma opção, no âmbito da oferta da Educação de Jovens e Adultos, para o jovem de 18 a 29 anos, que ainda não completou o Ensino Fundamental e deve ser visto como parte de um processo contínuo de educação, oportunidade para que esse jovem, excluído do processo educacional, do mundo do trabalho e da sociedade, conclua o Ensino Fundamental e ingresse no Ensino Médio.
A base territorial de atendimento do Projovem Urbano foi ampliada a um número significativo de municípios a partir de 100 mil habitantes. "Esse fato possibilitou que Itabira aderisse ao Programa pela segunda vez, o que trouxe alegria e orgulho a todos os itabiranos, proporcionando, mais uma vez, a possibilidade de oferta aos jovens que ainda não puderam concluir a primeira etapa de escolarização, esta nova oportunidade", concluiu Rachel.