sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Reforma da E. M. Nonato Azevedo Campos


Texto de Stael Azevedo
Fotografias de Guadalupe

A Escola Municipal Nonato Azevedo Campos, em Ipoema, para melhor atender aos alunos, está sendo reformada, tanto interna como externamente. A previsão da Secretaria Municipal de Educação é de que, até o final de setembro, a Escola esteja pronta para receber novamente os alunos, num ambiente mais bonito, confortável e, pedagogicamente, mais adequado.
Atualmente os alunos estão sendo atendidos no Salão Paroquial de Ipoema.








Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Itabira concorre ao Prêmio Innovare

Stael Azevedo

 
No dia 09 de agosto de 2012, aconteceu, no Auditório II da SME, uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação, Socorro Cabral, a Promotora de Justiça, Senhora Nidiane Moraes Silvano de Andrade, com o Advogado e Consultor do Instituto Innovare, Sr. Matheus Tavares Perdigão Mendes, além de Professores, Conselheiros Escolares, Pais, Alunos e Convidados.

Segundo Matheus, o momento foi destinado à averiguação, in loco, de todas as práticas que estão sendo desenvolvidas para o Fortalecimento dos Conselhos Escolares, tendo em vista que estas ações estão concorrendo a um prêmio nacional, denominado “Promovendo a Democracia na Escola”. Este Prêmio será concedido pelo Instituto Inovare. As práticas vencedoras serão transmitidas em rede nacional pela Emissora Globo de Televisão. Tavares afirma que mesmo as práticas não vencedoras poderão ser  aplicadas em outras escolas. “Estou aqui para ouvir esta prática sugerida pela Doutora Nidiane.”, informou o advogado.

A reunião teve, ainda, os objetivos de informar sobre a relevância da implantação dos Conselhos Escolares, também, a socialização das iniciativas que concorrerão ao Prêmio Instituto Innovare, mostrar as propostas e ações implementadas pela SME.


A seguir, alguns depoimentos dos participantes da reunião sobre a prática da formação dos Conselhos Escolares nas Escolas Municipais de Itabira em 2012:

“A SME começou um trabalho de refazer o Regimento Escolar e rever a questão do Colegiado, isto é, rever a questão da qualidade do Colegiado. Começamos, este ano, com um cronograma, que foi divulgado na mídia. Isto gerou um compromisso maior com a formação dos Conselheiros, isto tudo fez com que os pais levassem mais a sério o trabalho. O espírito democrático está sendo construído.” – Juliana, Diretora da Escola Municipal Efigênia Alves


“Eu participei dos antigos Colegiados. Eles não eram vivenciados. Era ir só para assinar. Agora, a gente aprende a ser democrático mesmo, presente! Falamos tanto em Democracia, mas será que estamos num sistema democrático, mesmo? Colegiado não é uma coisa nova, mas a forma que está sendo feita é uma abertura nova. Eu participei de duas formações, na Zona Rural de Itabira e, para garantir a presença, tivemos que buscar alguns pais em casa.” – Maria Geralda da Cunha Deiró, Diretora das Escolas Rurais de Itabira


“Na Escola, temos 4 pais no Colegiado que movimentam os outros pais e movimentam a comunidade toda.” – Marilene, Coordenadora da Escola Municipal Odília Oliveira Costa, em Senhora do Carmo


“Antes, era uma coisa meio chata, mais teórica, mas no decorrer do trabalho, vimos que não era um bicho de sete cabeças ... não era tanto de adultos. Comecei a falar mais com a Diretora. As mudanças foram mais rápidas, facilitou o trabalho da Diretora, junto com os Especialistas, a gente ficava mais guardado com a fala, ficava mais entre a gente. Agora, podemos confiar.” – Leandro Henrique Santana, aluno do 9º ano da Escola Municipal Didi Andrade.


“Aquela escola é muito boa, pela liberdade de convívio que a Direção dá. Na escola, temos liberdade de assistir as aulas. Foi a primeira vez que tive coragem de me candidatar e por sorte ganhei. Tenho liberdade de falar e ouvir. Eu acompanhava, mas hoje eu vivo a história da escola. Hoje, depois do Colegiado, eu vejo que posso chegar em qualquer pessoa (Professores, Advogados, Promotora) para conversar. Eu me senti respeitada.” – Rosângela Aparecida Ferreira Freitas, representante dos Pais do Conselho Escolar da Escola Municipal Professora Didi Andrade

“Eu pude ver as demandas, a burocracia, o comprometimento da SME com a Escola, vi a Inclusão na Escola. Antes de participar do Colegiado, eu tava leiga a qualquer acontecimento da Escola, como, por exemplo, o que era feito com a verba da Escola. Estou com orgulho de fazer parte do Colegiado. A gestão tá eficiente... Eu não troco o Cornélio Penna, não.” – Kátia Mártir de Oliveira, representante dos pais da Escola Municipal Cornélio Penna


“Quando eu vi o material, fiquei surpresa. Eu não esperava tanto, tão bem feito, tão carinhoso. Vocês estão de parabéns, foi um trabalho excelente.” – A Promotora de Justiça Nidiane


Retrospectiva:


Em 2012, foi realizado um movimento para a reimplantação dos Conselhos Escolares em todas as Escolas Municipais de Itabira, com o objetivo de incluir, de forma efetiva, a participação da comunidade itabirana nas demandas escolares do município, visando à melhor qualidade de ensino, à redução da Repetência e Evasão Escolar.

Neste ano, as escolas se mobilizaram com um cronograma pré-definido pela SME, no sentido de formar e eleger seus Colegiados e, dessa forma, fortalecer a Gestão Democrática na Rede Municipal de Itabira.

Esse movimento foi denominado “Fortalecimento dos Conselhos Escolares” e contou com a parceria da Promotoria de Justiça de Itabira e com a Secretaria Municipal de Educação.