sexta-feira, 29 de abril de 2011

EJA

PROGRAMAÇÃO

4/5 – quarta-feira
Abertura
Sensibilização
Apresentação do Tema do Encontro / Explanação
Salas ambientes: Diálogos Intra-Área
Apresentação dos pontos abordados

5/5 - quinta-feira
Síntese do dia anterior
Exposição do tema
Momento Vídeo
Oficina Interdisciplinar na prática

06/04 - sexta-feira
Síntese do dia anterior
Exposição e Discussão das dificuldades, possibilidades e desafios do trabalho interdisciplinar
Apresentação das oficinas
Apresentação de projetos pelas escolas
Avaliação do Encontro
Encerramento do Encontro

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Centro Municipal de Educação Infantil “D. Batistina Pereira”

Esta galera faz a diferença no CMEIBAP!!!


Comida fresquinha e apetitosa.
Escola limpinha e cheirosa.
Plantas e horta cuidadas e vistosas.
Agradecemos essas meninas pelo carinho e dedicação com que trabalham em nossa Escola.

Diagnóstico Operatório

Professores da Zona Rural, que participam da Formação Continuada, avaliam os encontros com o tema Diagnóstico Operatório
As capacitações de Matemática foram muito proveitosas. (...) são ótimas para desenvolver em sala de aula. Atividades simples que nem imaginaria que daria para trabalhar tanto. (...)” Nilvanda das Graças Martins
As atividades desenvolvidas sobre o Diagnóstico Operatório foram muito interessantes e enriquecedores, pois houve troca de experiências e foi possível descobrir várias maneiras de abordar o tema utilizando materiais diversos.” Maria Terezinha de Oliveira Santos
As atividades envolvendo o diagnóstico operatório (seriação, classificação e conservação), com materiais do dia a dia da criança e da escola, foram de grande importância para o aprimoramento do nosso conhecimento e prática pedagógica.” Fabiana Maria Monteiro Lacerda
As capacitações do Diagnóstico Operatório foram ótimas, pois estava em busca de mais conhecimento sobre o assunto e vi com maior clareza como aplicar as provas do Diagnóstico Operatório. Os materiais usados foram importantes também para o enriquecimento da prática pedagógica. Outro fator importante foi a troca de experiências.” Maria da Glória P. Moura
O curso de capacitação, além de nos proporcionar esclarecimentos relacionados às provas piagetianas, nos ensina como trabalhar detectando o nível de pensamento alcançado pela criança, ou seja, o nível de estrutura mental com que ele opera. (...) As ministrantes do curso, além de atualizadas e informadas, nos apresentam os conteúdos de forma segura, o que nos fortalece e nos dá sustentação para nossos desafios.” Vilma Luiza do Nascimento

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Aprendendo a linguagem do cinema

Bom evento ocorrido na noite da EJA no Zé Gomes. 

Acreditando na ideia de que com filme também é possível aprender conteúdos pedagógicos, a equipe do José Gomes promoveu uma "Sessão de Cinema" na escola.
No dia 18/4/2011, "Desafiando gigantes" foi exibido para os alunos da EJA. O filme conta a história de como a força de vontade supera desafios.
Sem dúvida, foi uma boa oportunidade, também, para reforçar a autoestima e o desejo de vencer!

PPP

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento Técnico Pedagógico (DTP ), realizou um encontro com o professor Welinton, dia 27/4. Na oportunidade, o professor falou sobre a implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP), enfocando aspectos práticos de sua construção. A sugestão do encontro partiu de um grupo de especialistas, entre elas, Elenir (pedagoga da EMAG).
Durante o evento, o professor foi homenageado pelo DTP com um livro do professor Santos e uma estátua de Drummond. Depois da palestra, houve um café coletivo e o professor teve contato com as ex-alunas.
Em um segundo momento, serão formados grupos de trabalhos por escola e grupos de escolas para trocas de experiências sobre a elaboração do PPP.

Vale Juventude

Dia 6 de abril deste ano, profissionais, pais e alunos, participantes do programa Vale Juventude, tiveram um encontro com o poder público municipal para prestação de contas das ações realizadas em 2010.

O programa conta com a parceria de cinco escolas estaduais, vinte e cinco municipais, além da APAE, do projeto Âncora., da Secretaria de Ação Social - por meio dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Sra. das Oliveiras e Santa Marta - e da  Secretaria de Saúde - pelo PSF Juca Rosa.

Em 2010, o tema norteador das atividades foi Violência - Semente da paz: o que se planta é o que se colhe.

Durante o evento, houve exposição dos trabalhos realizados em 2010, depoimentos de pai, alunos e profissional ligados ao programa e apresentação das ações.

 

Curso

Acontecerá, dia 27/4/11, o curso "Trabalhando com a multiplicação no Ensino Fundamental 1".

Público alvo: Professores da E. M. Pedreira do Instituto
Local: E. M. Cornélio Penna
Horário: das 18 às 21h30 min
Formador: Socorro Cabral

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Educação Inclusiva

Aconteceu no CEMAE, entre os dias 11 e 15 de abril, o 1º módulo de capacitação em Educação Inclusiva, com ênfase na área da Deficiência Intelectual. A capacitação é resultado de uma parceria da SEEMG e SME de Itabira. Os próximos módulos serão feitos entre os dias 9 a 13 de maio e 13 a 17 de junho, perfazendo uma carga horária de 120 horas.
O encontro conta com a participação de professores de cidades vizinhas, como Ferros, São Domingos do Prata, Divinópolis e Governador Valadares, além de profissionais da rede pública Municipal e Estadual de Itabira.
A professora Fátima Silveira, diretora do CEMAE,  avaliou o encontro como  excelente, afirmando que as discussões estão embasadas em leis, o que fundamenta a questão da inclusão como uma obrigação a ser praticada e entendida como direito, não só das pessoas com necessidades intelectuais, como de qualquer aluno com dificuldades de aprendizagem. E é dever das escolas.
 

Uma conversa inteligente


A Prefeitura Muncipal de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá, no próximo dia 27 de abril, às 19h, uma palestra com o Jornalista e Escritor, Carlos de Melo Marques Horta.

O tema a ser apresentado é O Governo João Goulart e o Golpe de 64.

O palestrante tem formação em Filosofia e Sociologia e Política, foi professor na PUC-MG de 1973 a 2008, além de ter atuação na área jornalística deste 1962.
O encontro acontecerá no auditório da FIDE, na rua Sizenando de Barros, 27.