sexta-feira, 20 de maio de 2011

Oficina de Gênero Dramático

O Secretário de Educação, Prof. José Gonçalves, visitou o módulo I da Oficina de Gênero dramático – jogo cênico, ministrada por Zula, Mari-Stela e Sandra, no dia 20 de maio.
A oficina propõe estudo das obras de gênero dramático (período histórico, figurino, expressão corporal, técnica vocal, aspectos dialógicos e dramáticos do texto e concretização da cena), abordando temas como o amor, texto não verbal, poder da argumentação e narrativas musicais.
O próximo encontro será dia 17 de junho.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aunos da EJA visitam a UNIPAC

Os alunos da EJA da Escola Municipal Antonina Moreira participaram da I mostra de enfermagem organizada pelos ALUNOS do curso de enfermagem da UNIPAC na última 4a feira. A visita foi extremamente positiva, pois lhes propiciou um primeiro contato com este universo das faculdades, além de contribuir com a construção do seu conhecimento.
Os alunos visitaram os stands, questionaram, tiraram dúvidas, aferiram a pressão e o nível de glicose, calcularam seu IMC, aprenderam a fazer o teste de toque pra prevenir o câncer de mama, participando ativamente do evento.
Foi uma noite enriquecedora que abordou temas como: obesidade, câncer, prevenção ao uso de drogas, planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis. 
Nossos alunos ficaram extremamente satisfeitos com a oportunidade. Atividades assim devem sempre ser valorizadas porque aproximam o aluno do mundo acadêmico, do mundo do trabalho, incentivando a prosseguir nos seus estudos e estimulando a definição de novos objetivos pra sua vida.
Telma Lessa (Coordenadora da EJA na escola)


Projeto Laboratóri​o de Leitura

No dia 29/4/11, o grupo responsável pelo Projeto Laboratório de Leitura (Zula e Auxiliadora) se reuniu para a capacitação dos professores de biblioteca das escolas da zona rural. O tema abordado durante o evento foi "Memórias". Os professores, a partir de apresentações, mostraram formas de trabalhar o tema com os alunos nas bibliotecas, resgatando a memória das regiões rurais de Itabira.



Capacitação para os professores das escolas rurais

Iniciaram-se, no dia 02 de maio, as capacitações de Geografia e Ciências para os professores das escolas rurais.  O evento vem acontecendo na Secretaria Municiapal de Educação e em algumas escolas, cujos diretores têm se colocado prontamente à disposição para receber o grupo.
Na área de Geografia, os capacitadores são Auxiliadora e Santos. Já os professores Pablo e Elisa são responsáveis pela área de Ciências.
Além do objetivo principal, que é o conteúdo específico de cada área, outra grande preocupação dos capacitadores em geral é levar o professor a trabalhar, a todo o momento com os alunos, a leitura e a escrita.
Apesar de percorrer um longo caminho para chegar à cidade e retornar bem tarde a casa, osprofessores das escolas rurais estão bastante empolgados, pois sabem que só têm a ganhar com os cursos que o NIEP tem oferecido.

Capacitação - História e Geografia

Nas séries finais (6° ao 9° ano), as capacitações de Geografia e História, oferecidas pela equipe do NIEP, estão acontecendo de forma diferenciada das demais disciplinas. O professor Santos sugeriu, durante o último encontro na EMAG (19/4/11), a formação de um Grupo de Estudos envolvendo as duas áreas, e um número considerado de professores aderiu à proposta.
Teve início então, no dia 11/5/11, no CMPDA, o primeiro encontro do Grupo de Estudos, dando continuidade ao tema: “A identidade do espaço rural itabirano – percursos novos em caminhos antigos”, gerenciado pelo professor Santos.
A previsão é de que o encontro aconteça quinzenalmente com a proposta de um trabalho de campo.

Cronograma das formações a serem oferecidas pelo NIEP

Data: 21/5/2011
Horário: das 8 às 12h
Local: E. M. Nico Andrade
Período de inscrição: 12 a 18/5/2011

As inscrições serão aceitas somente na data fixada e pelo e-mail do NIEP: smeniep@itabira.mg.gov.br

Formações para professores das séries iniciais (somente para os setores 3 e 4)
Tema da formação
Área de conhecimento
Formadores
Sinopse
Vamos jogar?
Os jogos na Educação Infantil
Educação Infantil
Vildivânia
A oficina destaca a importância dos jogos no desenvolvimento das crianças e apresenta possibilidades de seu uso nas aulas de Educação Infantil.

Formações para professores das séries iniciais (somente para os setores 3 e 4)
Tema da formação
Área de conhecimento
Formadores
Sinopse
Ideias Multiplicativas
Matemática
Edna Torquato
Elizabeth Moreira Castro
Esta oficina tem como objetivo trabalhar as ideias multiplicativas de maneira lúdica, contextualizada e com uso de material concreto.
Brinquedos e brincadeiras na Arte
Artes
Mari-Stela
Sandra
Maira
A oficina aborda as possibilidades do trabalho com várias formas de arte, na visão de artistas que utilizam o tema brinquedos e brincadeiras em suas obras.
Jogando com as hipóteses de escrita
Língua Portuguesa
Josiany Rodrigues
Divina Elizabeth
Para a criança, é uma forma prazerosa de descobrir a relação entre as palavras e a escrita. Para o professor, é mais um poderoso instrumento de ensino e de avaliação dos níveis de escrita.
Cartografia: representação, leitura e escrita do espaço geográfico

Geografia
Santos Guerra
Auxiliadora Almeida
Como trabalhar cartografia nas séries iniciais: sistema de coordenadas geográficas, hemisférios, pontos cardeais, paralelos, latitude, longitude, meridianos, fusos-horários, jogos e atividades diversas.
A importância do ensino de História nas séries iniciais
(1ª parte)
História
Lucimara Ferreira
Heldeane Campos
A partir dessa formação, pretendemos refletir sobre o ensino de História que vem sendo ministrado para as séries iniciais e possibilitar troca de experiências entre os professores.

Formações para professores das séries finais
Tema da formação
Área de conhecimento
Formadores
Sinopse
Literatura na escola – o desafio de formar leitores literários
Língua Portuguesa
Gracielle Ramos
Tânia L.M. Campos
Um dos caminhos para possibilitar a formação de leitores capacitados a participar das diferentes práticas de leitura da nossa sociedade, a partir da leitura de obras literárias.
Trabalhando com material dourado
Matemática
Cristina Assis
Giovanna Andrade
Luziene Lage
Como utilizar o material dourado para a compreensão dos algoritmos.

As formações estão disponíveis também para Diretores, Vice-diretores, Pedagogos, Coordenadores, Estimuladores e Professores de Biblioteca.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Visita a Rio Piracicaba

Durante a visita a Rio Piracicaba, Diretores das Escolas Municipais Urbanas e Coordenadores dos Núcleos Rurais de Itabira puderam ver de perto a organização das escolas da Rede Muncipal. Foi uma forma proveitosa de vivenciar maneiras diferentes de gerenciar a educação.
É a troca de experiências de sucesso ajudando a melhorar a educação de nosso município!



segunda-feira, 16 de maio de 2011

SEMINÁRIO DE NEUROEDUCAÇÃO




II SEMINÁRIO DE NEUROEDUCAÇÃO DE ITABIRA

O impacto da NEUROCIÊNCIA no imaginário social e seu reflexo na escola
 
Dias 03 e 04 de junho, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade

INSCRIÇÕES ATÉ 25/05
Maiores Informações através do telefone 3831-6330 ou 3839-2670


REALIZAÇÃO
VIAS DO SABER – Consultoria, Assessoria e Produções

APOIO
 Prefeitura Municipal de Itabira


PROGRAMAÇÃO

03/06 – Sexta-feira
18h30min às min
Local: FCCDA

Palestra: TDAH – Desconstruindo Rótulos e Construindo Estratégias
Palestrante: Maria Amin
Neurologista da infância e adolescência; Pediatra; Neurologista Infantil da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; Especialização em Educação Especial e Língua Brasileira de Sinais; Especialização em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil; Instrutora de língua brasileira de sinais certificada pelo Prolibras/UFSC/MEC; Escritora de livros infantis.

04/06 – Sábado

9h às
Local: FCCDA

Palestra: Transtornos Específicos da Aprendizagem  (Dislexia, Discalculia, Disgrafia e Disortografia)
Palestrante: Maria Amin

13h às 15h - Minicursos

1 - A importância do brincar na construção da identidade da criança

Letícia Palmer Costa Teixeira
Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (SC); Especialização em Linguagem (PUC-SP); Atuação clínica com disfagia em idosos - Hospital Júlia Kubitschek (FHEMIG); Formação em Psicanálise pelo Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG).

2 - Habilidades para desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita

Franciene Lená Assunção
Fonoaudióloga Clinica, atua na área de desenvolvimento infantil há 7 anos - Unicentro Metodista Izabela Hendrix; Psicopedagoga Clinica e Institucional - (UEMG); Screener da Síndrome de Irlen; Pós-Graduanda em Auditoria e Mecanismos de Regulação em Saúde (Fundação Unimed).


3 - Estimulando funções executivas

Brenda Carolina Rodrigues de Meireles
Psicóloga Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
Integrante do Grupo de Pesquisa Pensando Magro: Mudanças de Hábitos Comportamentais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4 - Sinais de alerta para transtornos específicos do aprendizado
Karla Angelina Moraes Vieira 
Fonoaudióloga – CRFa 3259/MG; Graduada em Fonoaudiologia pelo Unicentro Metodista Izabela Hendrix–Belo Horizonte/MG; Pós – graduada em Audiologia pelo Instituto de Estudos Avançados da Audição/IEAA – São Paulo/SP - Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa 3921);

5 - Intervenção Pedagógica através da Arte (teatro, música e contação de história)
Heloisa Mara Santos Campos
Screener da Síndrome de Irlen; Mediadora do PEI nível 1; Graduanda em Pedagogia; Professora de língua de sinais para ouvintes, ênfase na música.; Aperfeiçoamento em Atividades da Pré Escola; Atualização em Comunicação e Expressão e Matemática para professores.

6 - Síndromes genéticas mais comuns na Infância
 Maria Amin

7 - Palestra: Orientações para adaptação e adequação de material pedagógico
Ozana Vera Giorgini de Carvalho
Pedagoga; Professora bilíngue (português/libras e libras/português); Educadora de surdos; Especialização em Práticas de Educação Inclusiva; Instrutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, certificada pelo Prolibras/UFSC/MEC de 2006 e 2007; Coordenadora do grupo teatral em Libras “Mãos em foco”.

15h às 15h30min
Encerramento e Café