quinta-feira, 26 de abril de 2012

Contadoras de histórias encantam alunos da E. M. Alice Martins Fontes

Stael Azevedo
 

Na manhã ensolarada do dia 17 de abril de 2012, aconteceu um momento lúdico na Escola Municipal Alice Martins Fontes (Sapé), em comemoração a semana do livro.

Duas histórias foram apresentadas dentro do Projeto Laboratório de Leitura, desenvolvido pela Secretária Municipal de Educação nas Escolas de Itabira. A homenagem foi dada a Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil brasileira.

Aproximadamente 100 crianças assistiram às apresentações das professoras de biblioteca, Nilza Maria da Silva Santos da E. M. Américo Giannetti, que contou a história “Jeca Tatu”, e de Nilvanda das Graças Martins, da Escola Municipal Alice Martins Fontes que contou a história “O segredo de Popeye”.

Os alunos, encantados com a interpretação das atrizes, assistiam a tudo com atenção e interagindo com o texto.

Segundo Maria do Rosário Assis Duarte (Zula), coordenadora do projeto, as atividades de contação de histórias vão acontecer em todas as escolas. São 11 grupos de professores, cada um responsável por 3 a 4 escolas. Na zona rural, cada professor será responsável pela sua própria escola. A abertura do projeto foi feita na Escola Municipal Batistina Pereira, no dia 16 de abril, e estenderá às outras escolas até 27 de abril de 2012.
Essas atividades têm como objetivo sensibilizar as crianças sobre a importância e o prazer da leitura, por meio de atividades sobre o autor Monteiro Lobato.





O lúdico e os jogos nas vivências

Data: 30/05/12
Local: Acita
ACITA – (31) 3831 2025
Av. Duque de Caxias, 810 – Esplanada da Estação.
Email.: acita@valenet.com.br

Palestrante: Carmem Flor de Maio.

Inscrições e informações:
Roger Padilha
roger.padilha@moderna.com.br
(31)3194-5035

Realização Editora Moderna


NIEP - Núcleo Itabirano de Educação Permanente
Departamento Técnico Pedagógico
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - ITABIRA/MG

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pré-Vestibular Itabira


Stael Azevedo

No dia 16 de abril de 2012, iniciaram-se, em Itabira, as atividades do Pré-Vestibular na Escola Municipal Cornélio Pena.
Por meio de uma parceria da Secretária Municipal  de Educação, UNIFEI e Escolas Estaduais, foram selecionados cinquenta alunos de escolas estaduais, que serão contemplados com aulas diárias.
O Critério de seleção levou em consideração os melhores históricos apresentados, média global de 75% e máxima de 86%.
O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado. Desde então, quatorze alunos já ingressaram no curso superior público. Destes dez desses estudam na UNIFEI.
A secretária de Educação Municipal, Socorro Cabral, desejou boas-vindas aos alunos e salientou a importância dessa projeto para o futuro dos alunos. Já Marli, coordenadora do projeto, disse aos alunos: “Esta é uma oportunidade igual para todos. Aqui vocês vão fazer os simulados para o ENEM e poderão tentar qualquer universidade.”
O projeto vai continuar ganhando força cada vez mais aqui em Itabira. Ele já existe na UFMG,  na USP e em outras boas universidades.


Encontro de Formação da Cidade Educadora

Stael Azevedo

 Aconteceram, dia 18 de abril de 2012, na Câmara Municipal de Itabira, formações  continuadas para professores e pedagogos das escolas municipais  que participam do Programa Cidade Educadora. Oito escolas de Itabira já aderiram ao Programa desde o ano passado.  Aproximadamente, 250 educadores municipais participaram desta formação que aconteceu no período da manhã e da tarde.  
Buscando sempre a melhor qualidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Itabira ofereceu dois momentos distintos nesta capacitação. O primeiro foi com o professor Dr. Rogério Barreto, gerente pedagogo do Programa Cidade Educadora, que palestrou sobre Avaliação e Recuperação na Aprendizagem. O segundo momento foi com a supervisora do Programa Cidade Educadora Ana Amélia Reis. Ana Amélia é pós-graduada em literatura e trabalhou o tema Estratégias de Leitura e Literatura.
Socorro Cabral, Secretária Municipal de Educação, abriu os trabalhos lembrando o dever de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade e também aqueles que ainda não estão alfabetizados.
O palestrante Rogério Barreto comentou: “O município está num caminho muito bacana. Os movimentos sociais são lutas; vejo um avanço muito bacana. Cada ação que vier desta conversa na escola, a gente está aí para ajudar. Itabira é uma Cidade Educadora e merece a atenção nossa.”
Eugênia Marques, pedagoga e agente de atendimento do Programa em Itabira, lembrou que “A literatura, que é base do Programa, é dada de uma forma tão tranquila que o aluno nem percebe. A literatura é o eixo dinamizador nos processos pedagógicos.”
A professora Helena, da Escola Municipal Ester Pereira, avaliou: “a inferência da Ana Amélia é muito boa. A aprendizagem tem que ser prazerosa; as crianças têm que ter prazer de ouvir o texto.”
Socorro Cabral finalizou os trabalhos, dizendo aos educadores que “Estes são momentos de pensar o que estamos fazendo dentro da sala de aula.”










Reinaugurada a biblioteca da Escola Municipal Prefeito Virgílio Gazire

Stael Azevedo

Numa manhã rica em atividades culturais, dia 20 de abril de 2012, foi reinaugurada a biblioteca Monteiro Lobato, na E. M. Prefeito Virgílio Gazire, no bairro das Oliveiras. Ali estavam presentes pais, alunos, professores, pedagogos, bibliotecárias, diretora, além  da Secretária de Educação de Itabira, Maria do Perpétuo Socorro Assis Cabral.
As atividades, dentre elas, o Coral Esperança e a Rádio Leitura, foram apresentadas por alunos e professores.
A diretora Dora Cabral reconheceu a importância da reinauguração do espaço. “Bendito este momento de feliz celebração da nossa biblioteca, prova cabal de que não estamos acomodados, aceitando a situação de ‘como está já está bom’. Não! Queremos inovar, queremos renovar!”, exclamou entusiasmada.
“Queremos investir mais e mais para que nossa escola não seja uma fábrica de sucatear sonhos, mas, sim, capaz de incentivar a realização de sonhos de todos que aqui ingressam em busca de crescimento, aperfeiçoamento de seus saberes, em busca da plenitude do viver. Nossa biblioteca, hoje reinaugurada, é um lugar privilegiado de relações ativas, um espaço de aprendizagem, de construção de saberes. É uma estação de conhecimentos, jamais armazém de livros. É oficina de praticar leituras, jamais arquivo intocável de obras literárias”, finalizou a diretora da escola.















Caminhada contra a dengue


Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil “D. Batistina Pereira” (manhã e tarde) realizaram Caminhada contra a Dengue pelas ruas dos bairros Jardim das Oliveira, São Francisco e Eldorado. Essa  foi uma das etapas dos trabalhos que estão sendo realizados pelos professores, alunos e demais funcionários. O projeto tem sido desenvolvido ao longo dos últimos 3 anos, de forma consistente,  juntamente à comunidade escolar.