quinta-feira, 5 de abril de 2012

Escola Municipal dá exemplo

No último dia 4, em um exemplo de responsabilidade e cidadania, alunos do 5º Ano da E. M. Matilde Menezes fizeram uma passeata com o objetivo de alertar os moradores do bairro Abóboras sobre os perigos da Dengue. Aproveitando a oportunidade, foram distribuidos panfletos informativos aos moradores.
Em atividades como essa, os alunos aprendem a ser cidadãos e, principalmente, que é dever de cada um cuidar do bem-estar da coletividade.


 



Atividadades recreativas movimentam escola

A Escola Municipal Matilde Menezes já propiciou aos seus educandos dois momentos de recreação em 2012.
O primeiro a acontecer foi no período carnaval. Alunos e professores aproveitaram a ocasião para se divertir na maior festa brasileira.
Numa segunda oportunidade, dia 16 de março, a chance de descontrair também não foi disperdiçada e  os alunos se deliciaram no Festival de Sorvetes.









quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tempo Integral

Educadores de João Monlevade visitam escola de
Tempo Integral em Itabira


Stael Azevedo

No primeiro dia de exercício (3 de março de 2012) como secretária de Educação de Itabira, Maria do Perpétuo Socorro Assis Cabral recebeu na Secretaria Municipal de Educação (SME) e na Escola Municipal Nico Andrade uma comitiva de educadores de João Monlevade, liderada por Fabrício Brandão, seu Secretário  de Educação, que veio conhecer de  perto a realidade de  uma escola de Tempo Integral de Itabira. Estavam presentes também diretores e coordenadores do Tempo Integral das escolas de Itabira.
Logo na apresentação da delegação, Elisete, coordenadora pedagógica da SME e da EJA em João Monlevade, salientou: “É junto dos bons que a gente fica melhor.”
Em detalhes, Sirléia Monteiro, da Seção de Projetos da SME de Itabira, falou sobre como eram desenvolvidos os programas Mais educação e o Tempo Integral na cidade. Ressaltou que Itabira tem a adesão de cinco projetos do governo federal. São eles: Mais Educação, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), Programa Saúde na Escola (PSE), Plano de Desenvolvimento Escola (PDE Interativo) e o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). Falou também da importância do Mais Educação nas Escolas de Itabira, pois atua no letramento e na atividades esportivas da escola. Sirléia afirmou que a oficina de letramento é obrigatória no Mais Educação.
Cocluída a apresentação dos projetos, a comitiva foi convidada por Socorro Cabral a visitar a Escola Municipal Nico Andrade, onde se desenvolvem o Tempo Integral e o Mais Educação. Chegando lá, Marco Antônio de Paula, coordenador do Mais Educação, apresentou todo o processo administrativo e prático do programa. Surgiram muitas perguntas que foram esclarecidas por ele e por Sônia, diretora do Nico Andrade.
Sônia ressaltou a importância de se ter adesão da escola nesse programa: “Tivemos bons resultados, muitos ganhos. O nosso IDEB era de 3,3 agora é de 5. O programa  garante o reforço escolar fora do turno regular. Hoje temos um rico material esportivo e a presença constante dos pais satisfeitos com os resultados, além de não haver mais violência na escola." Finalizando, Sônia afirmou: “A comunidade daqui não enxerga o Nico Andrade sem o Mais Educação.”
Depois da exposição do Programa Mais Educação, alunos do 3º, 4º e 5º anos apresentaram o Momento Literário “Declamando com Drummond” e “Viver não dói”. Em seguida fizeram apresentação de uma dança.



terça-feira, 3 de abril de 2012

Visita a uma escola de Tempo Integral em Portugal

Stael Azevedo



Em 2011, orientada por José Gonçalves Moreira, Secretário Municipal de Educação de Itabira, fui conhecer uma escola de Tempo Integral em Portugal, na cidade de Serpa. Gonçalves pediu que verificasse como era feito este trabalho num país europeu a fim de termos uma referência para nosso atendimento em Itabira.
Encaminhados por Maria Isabel Estenves, vereadora da Educação e da Cultura da Câmara de Serpa, dois funcionários da Biblioteca Pública me acompanharam até uma escola primária, onde fui muito bem recebida por todos.
Naquela visita pude perceber que o trabalho é desenvolvido quase da mesma forma que acontece em Itabira, com apenas algumas pequenas diferenças.
As crianças, como as de Itabira, ficam na escola no contraturno, período denominado pelos portugueses de “Tempo Prolongado”.
 Em Portugal, de acordo com as possibilidades dos pais, as crianças podem sair para o almoço com a família. Os alunos mais necessitados permanecem na escola onde lhes é oferecida a refeição.
Nessa escola primária, os alunos recebem, no contraturno, reforço para a alfabetização, tanto na escrita como de leitura, e ainda aulas de artes, além de aulas com atividades físicas e de reforço na matemática. Isso também acontece em Itabira.
Outra característica em comum nestes dois países irmãos é o trabalho com o resgate da tradição cultural local das comunidades. Lá, os alunos aprendem o canto alentejano, assim como aqui, na Escola Municipal Manoel Tomás Figueiredo, onde os alunos aprendem músicas de raízes sertanejas e caipiras, resgatam lendas, casos, mitos, histórias locais.
Na escola primária de Serpa, depois de cada aula no contraturno, há um intervalo de quinze minutos. Durante esse tempo os alunos são acompanhados pelos professores.
A alimentação é boa como a daqui. Os alunos disseram que gostam do que comem e de permanecerem na escola um tempo a mais.
Em Itabira, além das escolas de Tempo Integral que atendem no calendário regular, duas vezes ao ano, em período de férias, são oferecidas as chamadas “Colônias de férias”, que complementam o Tempo Integral da escola. São oferecidas as colônias de férias nas  Escolas Municipais Marina Bragança e Nico Andrade.
Pude concluir nesta visita que estamos a passos largos na implantação das Escolas de Tempo Integral no município de Itabira, não devendo nada ao modelo existente neste país europeu.

* Stael Azevedo é professora da Rede Municipal de Itabira






segunda-feira, 2 de abril de 2012

Carnaval na SME

Carnaval das crianças: Resgate cultural

Quanto riso, quanta alegria... Assim foi o carnaval promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Itabira, na sexta-feira. Funcionários, professores e pedagogos deixaram de lado o uniforme do dia a dia e, fantasiados, integraram o bloco. Nem o secretário ficou de fora. José Gonçalves Moreira era só alegria. Junto com a criançada, recebeu o rei momo e a rainha do carnaval.

O que parecia brincadeira, na verdade foi uma forma de educar. Muitas das crianças tomaram conhecimento de como eram realizados os antigos bailes de carnaval no Brasil.

Ao som das marchinhas, todos se divertiram, aprendendo a ouvir uma boa música. Este ano aproximadamente 600 crianças da rede pública participaram do evento.

Texto: Stael Azevedo
Publicado no jornal Diário de Itabira em 19 de fevereiro de 2012.