Data: 21/5/2011
Horário: das 8 às 12h
Local: E. M. Nico Andrade
Período de inscrição: 12 a 18/5/2011
Formações para professores das séries iniciais (somente para os setores 3 e 4) | |||
Tema da formação | Área de conhecimento | Formadores | Sinopse |
Vamos jogar? Os jogos na Educação Infantil | Educação Infantil | Vildivânia | A oficina destaca a importância dos jogos no desenvolvimento das crianças e apresenta possibilidades de seu uso nas aulas de Educação Infantil. |
Formações para professores das séries iniciais (somente para os setores 3 e 4) | |||
Tema da formação | Área de conhecimento | Formadores | Sinopse |
Ideias Multiplicativas | Matemática | Edna Torquato Elizabeth Moreira Castro | Esta oficina tem como objetivo trabalhar as ideias multiplicativas de maneira lúdica, contextualizada e com uso de material concreto. |
Brinquedos e brincadeiras na Arte | Artes | Mari-Stela Sandra Maira | A oficina aborda as possibilidades do trabalho com várias formas de arte, na visão de artistas que utilizam o tema brinquedos e brincadeiras em suas obras. |
Jogando com as hipóteses de escrita | Língua Portuguesa | Josiany Rodrigues Divina Elizabeth | Para a criança, é uma forma prazerosa de descobrir a relação entre as palavras e a escrita. Para o professor, é mais um poderoso instrumento de ensino e de avaliação dos níveis de escrita. |
Cartografia: representação, leitura e escrita do espaço geográfico | Geografia | Santos Guerra Auxiliadora Almeida | Como trabalhar cartografia nas séries iniciais: sistema de coordenadas geográficas, hemisférios, pontos cardeais, paralelos, latitude, longitude, meridianos, fusos-horários, jogos e atividades diversas. |
A importância do ensino de História nas séries iniciais (1ª parte) | História | Lucimara Ferreira Heldeane Campos | A partir dessa formação, pretendemos refletir sobre o ensino de História que vem sendo ministrado para as séries iniciais e possibilitar troca de experiências entre os professores. |
Formações para professores das séries finais | |||
Tema da formação | Área de conhecimento | Formadores | Sinopse |
Literatura na escola – o desafio de formar leitores literários | Língua Portuguesa | Gracielle Ramos Tânia L.M. Campos | Um dos caminhos para possibilitar a formação de leitores capacitados a participar das diferentes práticas de leitura da nossa sociedade, a partir da leitura de obras literárias. |
Trabalhando com material dourado | Matemática | Cristina Assis Giovanna Andrade Luziene Lage | Como utilizar o material dourado para a compreensão dos algoritmos. |
As formações estão disponíveis também para Diretores, Vice-diretores, Pedagogos, Coordenadores, Estimuladores e Professores de Biblioteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário