segunda-feira, 23 de abril de 2012

Encontro de Formação da Cidade Educadora

Stael Azevedo

 Aconteceram, dia 18 de abril de 2012, na Câmara Municipal de Itabira, formações  continuadas para professores e pedagogos das escolas municipais  que participam do Programa Cidade Educadora. Oito escolas de Itabira já aderiram ao Programa desde o ano passado.  Aproximadamente, 250 educadores municipais participaram desta formação que aconteceu no período da manhã e da tarde.  
Buscando sempre a melhor qualidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Itabira ofereceu dois momentos distintos nesta capacitação. O primeiro foi com o professor Dr. Rogério Barreto, gerente pedagogo do Programa Cidade Educadora, que palestrou sobre Avaliação e Recuperação na Aprendizagem. O segundo momento foi com a supervisora do Programa Cidade Educadora Ana Amélia Reis. Ana Amélia é pós-graduada em literatura e trabalhou o tema Estratégias de Leitura e Literatura.
Socorro Cabral, Secretária Municipal de Educação, abriu os trabalhos lembrando o dever de alfabetizar todos os alunos até os oito anos de idade e também aqueles que ainda não estão alfabetizados.
O palestrante Rogério Barreto comentou: “O município está num caminho muito bacana. Os movimentos sociais são lutas; vejo um avanço muito bacana. Cada ação que vier desta conversa na escola, a gente está aí para ajudar. Itabira é uma Cidade Educadora e merece a atenção nossa.”
Eugênia Marques, pedagoga e agente de atendimento do Programa em Itabira, lembrou que “A literatura, que é base do Programa, é dada de uma forma tão tranquila que o aluno nem percebe. A literatura é o eixo dinamizador nos processos pedagógicos.”
A professora Helena, da Escola Municipal Ester Pereira, avaliou: “a inferência da Ana Amélia é muito boa. A aprendizagem tem que ser prazerosa; as crianças têm que ter prazer de ouvir o texto.”
Socorro Cabral finalizou os trabalhos, dizendo aos educadores que “Estes são momentos de pensar o que estamos fazendo dentro da sala de aula.”










Um comentário:

  1. "Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses."
    Rubem Alves

    ResponderExcluir