quarta-feira, 4 de abril de 2012

Tempo Integral

Educadores de João Monlevade visitam escola de
Tempo Integral em Itabira


Stael Azevedo

No primeiro dia de exercício (3 de março de 2012) como secretária de Educação de Itabira, Maria do Perpétuo Socorro Assis Cabral recebeu na Secretaria Municipal de Educação (SME) e na Escola Municipal Nico Andrade uma comitiva de educadores de João Monlevade, liderada por Fabrício Brandão, seu Secretário  de Educação, que veio conhecer de  perto a realidade de  uma escola de Tempo Integral de Itabira. Estavam presentes também diretores e coordenadores do Tempo Integral das escolas de Itabira.
Logo na apresentação da delegação, Elisete, coordenadora pedagógica da SME e da EJA em João Monlevade, salientou: “É junto dos bons que a gente fica melhor.”
Em detalhes, Sirléia Monteiro, da Seção de Projetos da SME de Itabira, falou sobre como eram desenvolvidos os programas Mais educação e o Tempo Integral na cidade. Ressaltou que Itabira tem a adesão de cinco projetos do governo federal. São eles: Mais Educação, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), Programa Saúde na Escola (PSE), Plano de Desenvolvimento Escola (PDE Interativo) e o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo). Falou também da importância do Mais Educação nas Escolas de Itabira, pois atua no letramento e na atividades esportivas da escola. Sirléia afirmou que a oficina de letramento é obrigatória no Mais Educação.
Cocluída a apresentação dos projetos, a comitiva foi convidada por Socorro Cabral a visitar a Escola Municipal Nico Andrade, onde se desenvolvem o Tempo Integral e o Mais Educação. Chegando lá, Marco Antônio de Paula, coordenador do Mais Educação, apresentou todo o processo administrativo e prático do programa. Surgiram muitas perguntas que foram esclarecidas por ele e por Sônia, diretora do Nico Andrade.
Sônia ressaltou a importância de se ter adesão da escola nesse programa: “Tivemos bons resultados, muitos ganhos. O nosso IDEB era de 3,3 agora é de 5. O programa  garante o reforço escolar fora do turno regular. Hoje temos um rico material esportivo e a presença constante dos pais satisfeitos com os resultados, além de não haver mais violência na escola." Finalizando, Sônia afirmou: “A comunidade daqui não enxerga o Nico Andrade sem o Mais Educação.”
Depois da exposição do Programa Mais Educação, alunos do 3º, 4º e 5º anos apresentaram o Momento Literário “Declamando com Drummond” e “Viver não dói”. Em seguida fizeram apresentação de uma dança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário