quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Professores da Rede Municipal visitam Biblioteca do Caraça


Stael Azevedo 

 
No dia 24 de agosto de 2012, foi realizada mais uma excursão para a Biblioteca do Santuário do Caraça, como parte do Projeto Laboratório de Leitura da Secretária Municipal de Educação. Segundo Zula (Coordenadora do Projeto Biblioteca de Leitura da Secretaria Municipal de Educação), a visita teve com objetivo levar os professores de Biblioteca da Rede Municipal de Itabira para conhecer a Biblioteca do Santuário do Caraça, em seus aspectos arquitetônicos e históricos, o acervo especial e as obras raras, a organização técnica do acervo e serviços prestados ao usuário e a comunidade cientifica.
Sobre a visita ao Santuário do Caraça, a coordenadora disse: “Realizamos a visita em três viagens consecutivas, com uma média de 14 professores em cada visita. No Caraça conhecemos o Centro de Atendimento ao Visitante, onde assistimos a um vídeo educativo sobre o Santuário, sua fundação, seus aspectos arquitetônicos, a missão religiosa, o meio ambiente, o incêndio ocorrido na década de 60, a reforma da biblioteca e do museu e a situação atual. Conhecemos a biblioteca, a Igreja neogótica de Nossa Senhora dos Homens, o Museu e as Catacumbas.”

 
Curiosidades sobre o Santuário do Caraça.

·         Fundado em 1774, pelo Irmão Lourenço.
·         Livro mais antigo: História Natural do Plínio, o velho de 1489 (um incunábulo).
·         O Santuário foi roteiro de Saint-Hilaire que em seus estudos descreve a fauna e a flora da Serra do Caraça.
·         Assuntos mais pesquisados pelos estudiosos: Filosofia e Teologia
·         O incêndio ocorrido em 1968 foi um acidente provocado por um gerador elétrico que um estudante se esqueceu de desligar durante a madrugada, quando trabalhava na encadernação.
·         A restauração das obras e manutenção da Biblioteca têm o patrocínio de empresas privadas, por meio das leis de incentivo fiscal.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário